8 mil brinquedos irregulares são apreendidos em Campinas

O IPEM apreendeu quase 8 mil brinquedos que estavam sendo comercializados em Campinas sem o selo de aprovação do Inmetro.  Ao todo, foram cerca de 40 mil produtos vistoriados em 71 estabelecimentos comerciais da cidade. Em 42 lojas, o IPEM encontrou produtos irregulares. O selo do Inmetro é uma garantia ao consumidor de que o produto oferecido passou por uma série de avaliações e que por isso não oferece riscos.

No caso de brinquedos, a situação é mais preocupante, porque um produto não avaliado pode conter diversas ameaças à saúde das crianças, desde material tóxicos como tintas a até mesmo peças pequenas que podem ser engolidas. De acordo com o diretor técnico da qualidade do IPEM, Jeferson Kovachich, o número de brinquedos apreendidos foi surpreendente, uma vez que os produtos são destinados às crianças. Ele faz ainda um alerta sobre os riscos que as crianças são expostas.

As empresas responsáveis pela fabricação ou as lojas que comercializam os brinquedos serão notificadas. Segundo Jeferson Kovachich, os responsáveis poderão receber uma multa de até R$ 30 mil e ter os produtos destruídos. O consumidor que tiver alguma dúvida ou quiser denunciar algum estabelecimento que esteja comercializando produtos irregulares, deve entrar em contato com a ouvidoria do IPEM. O telefone é o 0800 013 05 22.

Redação: CBN

Comentários
Posted Under