Curiosidades Saúde

8 Desconfortos comuns na gestação e como amenizá-los


Para o alívio das dores da bacia, o indicado é a prática de caminhadas e pilates

 

A gravidez demanda do corpo feminino uma série de alterações para que comporte o progresso da gestação. Essas mudanças no corpo compreendem o sistema osteo-músculo-articular, sistema circulatório, sistema digestivo e respiratório.

 

É natural que durante a gestação, a mulher sinta desconfortos, incluindo dores, que não permitem a administração de quaisquer medicamentos sem autorização e indicação do médico, mas nestes casos, algumas ações podem minimizar as sensações de mal-estar, melhorando a qualidade da gestação. Leia também: Gerando Vidas: Dificuldades na segunda gestação

 

Desconfortos e Soluções:

 

  1. Enjoos – Devido às alterações hormonais que ocorrem, o aparelho digestivo se torna mais lento e por isso, os enjoos se tornam muito comuns. Para amenizar, a mulher pode realizar refeições mais leves de três em três horas. É ideal manter o corpo hidratado, beber muita água ao longo do dia. Remédios devem ser receitados pelo médico.
  2. Dores nas costas – Essas dores tão comuns na gestação podem ser aliviadas com a prática de alguma atividade física orientada pelo médico, principalmente atividades físicas aquáticas. Caminhadas moderadas três vezes por semana de 15 a 30 minutos poderiam minimizar consideravelmente as dores.
  3. Dores nas pernas – Com o aumento do peso da barriga, ocorre compressão dos vasos sanguíneos, o que afeta a circulação sanguínea. Para amenizar, a mulher pode se exercitar moderadamente e várias vezes ao dia, deve se sentar ou se deitar e colocar os pés em uma almofada, de modo que fiquem mais altos e favoreçam a melhora da circulação.
  4. Inchaço – A causa do inchaço está ligada com problemas no sistema circulatório e pode ser aliviada com sessões de drenagem linfática, mas é importante que sejam procurados profissionais capacitados para que de fato o procedimento possa proporcionar benefícios. Uma alimentação natural sem excesso de sódio e açúcar também contribui para a diminuição da sensação de inchaço.
  5. Posição para dormir – Conforme o crescimento da barriga, a mulher pode se sentir muito incomodada no momento de dormir. A posição mais confortável é de lado, com uma almofada embaixo da barriga e outra entre os joelhos, o que pode minimizar dores na coluna.
  6. Dores na bacia – Quando chega o terceiro trimestre da gestação, as dores na bacia costumam se intensificar. O portal sobre maternidade Trocando Fraldas (veja), orienta a prática de exercícios como caminhada ou pilates para o fortalecimento da região pélvica e diminuição dessas dores. Calcinhas com corte específico para gestantes são indicadas para auxiliar no controle da pressão da bacia.
  7. Intestino preso – Além das alterações hormonais, a alimentação pobre em fibras pode contribuir para o mau funcionamento intestinal. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e muita água no intervalo entre as refeições são essenciais para a melhora.
  8. Falta de ar – De acordo com artigo publicado pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a falta de ar é um sintoma que tende a se intensificar no sexto mês de gestação, isso ocorre porque o útero empurra o intestino que comprime o diafragma. Esse sintoma geralmente é suportável, mas se a mulher sentir que está incomodando muito, pode optar por práticas que reeduquem a respiração como é o caso da ioga.

 

Assessora de Comunicação – portal Trocando Fraldas 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br