28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

8 benefícios do café para o seu corpo!

Compartilhe essa notícia!

Aceitar uma xícara de café, além de cordial, também pode ser considerado um ato saudável!

Uma das bebidas mais consumidas por nós -de acordo com a Associação Brasileira de Café e Baristas (ACBB), somos o primeiro na produção do grão no mundo-, ingerida de forma moderada, o alimento traz diversos benefícios ao organismo, principalmente em relação à prevenção de doenças (conheça a dieta nutrigenômica).

Os benefícios do café estão cada vez mais evidentes, ainda que, até alguns anos atrás, muitas pessoas evitavam tomá-lo devido ao seu conteúdo de cafeína. No entanto, recentes estudos comprovam a eficácia do alimento em nossas vidas. Baseados em dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES), diversas análises demonstraram que o café tem efeitos positivos no tratamento e na prevenção de doenças como a diabetes, o Alzheimer e o Parkinson. As pesquisas identificaram que as pessoas que consomem até três xícaras de café por dia possuem um risco até 50% menor de sofrer deteriorações cognitivas.

“Por ter cafeína, é uma bebida que ajuda nas atividades diárias. O consumo regular e moderado torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual”, explica a nutricionista Audrey Abe, da OrganicsNet.

Fígado – O Instituto Nacional do Câncer de Bethesda (Maryland, Estados Unidos) e publicado na revista Hepatology, revelou que os compostos do café também têm efeitos positivos para o fígado. O consumo moderado do alimento reduz significativamente o acúmulo de tecidos conectivos (fibrose) no órgão daqueles pacientes que sofrem de fígado gorduroso não alcoólico. O estudo determinou que a cafeína que se consome através do café pode reduzir a fibrose, assim como nas pessoas com doença hepática crônica.

 

8 benefícios do café para o organismo

– Investigações recentes determinaram que o café poderia prevenir e proteger contra a diabetes, assim como contra alguns tipos de câncer relacionados à obesidade, o estrogênio e a insulina, como o câncer do endométrio.

– Por seu alto teor de antioxidantes, o café está relacionado à prevenção do câncer de bexiga e de fígado;

– Reduz os riscos da cirrose hepática;

– Diminui o risco de ter doenças cardíacas, graças ao seu alto conteúdo de flavonoides;

– É recomendado para reduzir a dor de cabeça e alguns tipos de enxaqueca;

– Seu consumo está relacionado à diminuição do risco de cálculos biliares e doenças na vesícula;

– O café alimenta a flora bacteriana, que nos protege do surgimento de doenças;

– O consumo de café também estimula a secreção gástrica, ativa a produção da bile e a contração da vesícula biliar, e assim melhora significativamente a digestão.

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!