24Horas RMC

30 horas: Prefeito de Americana assina projeto de lei que reduz jornada da enfermagem

Foi assinado pelo prefeito de Americana, Diego De Nadai, o projeto de lei que reduz a carga horária da enfermagem. Dessa forma, auxiliares de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiro, enfermeiro de família e auxiliar de enfermagem do trabalho passarão a atuar 30 horas por semana ante as 40 horas trabalhadas. O projeto de lei será enviado para aprovação dos vereadores e altera as disposições da Lei nº 5.120, de 6 de dezembro de 2010.

FLA_9180Diego ressaltou durante o anúncio que caminha cada vez mais para a melhoria da convivência entre os servidores públicos e a Prefeitura de Americana. “Com diálogo, estamos construindo uma relação muito melhor”. Segundo ele, Americana está engajada numa luta nacional auxiliando pessoas fundamentais que lidam diariamente com os moradores da cidade. “Assumi o compromisso com a categoria e estou cumprindo, contribuindo, principalmente, com a qualidade de vida desses profissionais. As 30 horas representam mais do que redução de jornada, mas reflete diretamente na qualidade do atendimento da população”, enfatizou. A data de início da jornada de trabalho com a carga horária estabelecida será definida através de Decreto no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, a garantia da jornada de trabalho adequada é fruto da ação da Prefeitura de Americana em parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais de Americana (SSPMA). “Essa categoria é composta por profissionais de saúde que precisam estar sadios e ter condições de trabalho. Hoje, graças ao empenho do prefeito Diego, do sindicato dos servidores e dos trabalhadores, temos uma conquista. Uma conquista para a população que vai ter um atendimento melhor”.

Bordon avaliou que se trata de um olhar singular do governo a esses profissionais para que eles consigam de forma humana produzir cada vez mais. “Quando diminuímos a carga de trabalho estamos garantindo mais qualidade de vida para eles, e isso se reverte em estímulo e, consequentemente, na melhor prestação do serviço para a população.”

500 profissionais serão beneficiados. Eles atuam na rede pública de saúde e na Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana), administradora do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Com a redução da jornada de trabalho, a Prefeitura de Americana vai contratar cerca de 300 novos profissionais, por meio de concurso público.

FLA_9362“Trata-se de uma luta nacional e é mais do que justo que esses profissionais tenham mais tempo para a recomposição da jornada de trabalho. O trabalhador precisa de descanso e o país tem a necessidade de gerar mais empregos. A enfermagem conquistou o beneficio e apenas fomos o instrumento para levar a luta dessa classe para as autoridades”, mencionou o presidente da Federação e Confederação dos Servidores Públicos Municipais, Aires Ribeiro, durante a solenidade.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Americana, Antonio Adilson Bassan Forti, reconheceu, valorizou e cumprimentou a enfermagem pela luta. “O sindicato apenas serviu de ligação para que essa reivindicação chegasse ao prefeito. Para que essa conquista se concretizasse, era preciso passar por várias etapas. A movimentação foi grande e lutamos juntos. É uma vitória do trabalhador que convive com as pessoas e salva vidas e que vai servir de exemplo para o Brasil”, ressaltou.

Davi Ramos, secretário de Habitação e articulador junto ao Sindicato, enalteceu o trabalho da enfermagem dizendo que é uma das profissões que mais se dedicam às pessoas. “O prefeito Diego De Nadai ouviu e entendeu as reivindicações desses trabalhadores. Eles precisam ter qualidade de vida. Essa é uma vitória dos profissionais de enfermagem de Americana e que servirá de exemplo para outros municípios”, disse.

O anúncio foi feito pelo prefeito na área de lazer do Sindicato dos Servidores Municipais de Americana. Contou com a presença de vereadores, secretários municipais e do vice-prefeito, Dr. Seme Calil Canfour, além da diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo e representante do Fórum Nacional 30 horas Já!, Anuska Schneider.

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br