Santa Bárbara d´Oeste

28ª Festa Confederada movimenta o Cemitério dos Americanos

O Cemitério dos Americanos recebeu neste domingo (24) a 28ª edição da Festa Confederada, organizada pela Fraternidade Descendência Americana, com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Milhares de pessoas compareceram ao evento, um dos mais tradicionais do município e integrante do calendário da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

Neste ano, a festa possuiu um caráter especial devido à celebração dos 150 anos da chegada do Coronel Willian H. Norris à região. A programação contou com a apresentação da Orquestra de Violas de Santa Bárbara d´Oeste, cantor Johnny Vox, danças com o FolkDanci Grupo, com Russo Jazz Band, além de show com as gaitas de Fole do grupo SP Scots.

 

Durante a abertura oficial da festa, diversas autoridades do Município e da região ressaltaram a importância história do evento. “Santa Bárbara d’Oeste herdou dos norte-americanos o espírito de luta para construção da nossa história e do nosso município. O mesmo ocorreu com Americana. Que toda essa história seja celebrada neste domingo”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara d’Oeste, Miguel Brito – representando na ocasião o prefeito Denis Andia.

 

“Quero aqui realizar um agradecimento público à Prefeitura, órgão fundamental para que a festa ocorresse. O apoio de vocês é muito importante para que a Festa Confederada seja realizada todos os anos”, acrescentou o presidente da Fraternidade Descendência Americana, Marcelo Sans Dodson.

 

Realizada desde 1986 pela Fraternidade Descendência Americana, a Festa Confederada foi organizada para manter viva a memória cultural dos imigrantes norte-americanos, que tem no Cemitério do Campo o seu ponto de encontro social e religioso. A área do cemitério possui duas secções separadas por uma cerca viva: a primeira é a área social, onde é realizada a Festa Confederada e a segunda seção é o Hallowed Ground (campo sagrado) onde se encontra a capela e as sepulturas.

 

Também estiveram presentes na abertura oficial da Festa o secretário de Governo de Santa Bárbara d’Oeste, Rodrigo Maiello, secretário de de Cultura e Turismo do Município, Eide Froner, o presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, vereador Juca Bortolucci, o prefeito de Americana, Omar Najar, o representante da SV do Tennessee, Tim Massey, de Dallas, Stanley Hudson, da SV local, João Leopoldo Padoveze, o representante da Igreja Presbiteriana, Pastor Aílton Gonçalves Dias Filho, além de vereadores de Santa Bárbara d’Oeste e Americana, entre outras autoridades.

 

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br