24Horas Saúde

25 de outubro, dia do dentista – como anda sua saúde bucal?

De acordo com OMS – Organização Mundial da Saúde, Brasil entrou para o grupo de países com baixa incidência de cáries

No dia 25 de outubro é comemorado o dia do dentista. De acordo com a ABO – Associação Brasileira de Odontologia, o trabalho do dentista não abrange apenas a saúde bucal, mas também outras doenças do organismo, como a endocardite bacteriana, diabetes, hipertensão, entre outras. “Diversas doenças podem estar associadas às infecções bucais. Por isto, o melhor remédio contra elas é a prevenção”, afirma Dr. Paulo Coelho Andrade, dentista especialista em implantodontia e odontologia estética.

O conceito de prevenção no Brasil, inclusive, já fez o país entrar no grupo de países com baixa incidência de cáries.  Conforme a OMS – Organização Mundial da Saúde, desde 2003, cresceu em 30% o número de crianças sem cárie. Temido por muitas pessoas – que podem possuir odontofobia, caracterizada pelo medo de ir ao dentista – o profissional é de extrema importância para a saúde de forma geral, uma vez que a boca é um dos primeiros locais do corpo a dar sinais de que algo não está funcionando bem no organismo.

Além da cárie, um dos mais comuns problemas bucais são a gengivite (doença inflamatória da gengiva) e a doença periodontal. Os problemas gengivais são recorrentes principalmente por necessitarem da mudança de hábitos por parte dos pacientes. Na maioria dos casos, eles decorrem de uma higiene bucal inadequada e da falta de visitas periódicas ao dentista. “Os problemas mais corriqueiros são a gengivite e a periodontite, sendo a segunda uma evolução da primeira, atingindo as estruturas de suporte dos dentes (ligamentos, raízes e ossos)”, afirma o profissional. De cada dez brasileiros, nove sofrem em algum grau desse tipo de afecção.

Dr. Paulo alerta que visitas periódicas ao dentista e uma boa higiene oral são essenciais para evitar estes problemas. Entretanto, ele afirma que muita gente não leva ela a sério como deveria. Para grande parte das pessoas, escovar os dentes diariamente é o único cuidado que deve ser tomado com a boca. Apesar de ser o principal e mais efetivo método na manutenção da saúde bucal, ela deve vir acompanhada de outros hábitos vitais, como o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista.

Serviço

Clínica Dr. Paulo Coelho Andrade

Av. Bandeirantes, 466 – Mangabeiras

Belo Horizonte – MG

(31) 3227-7076

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br