24Horas Santa Bárbara d´Oeste

21ª edição do Espetáculo Via Crucis revela sua nova casa: A Usina Santa Bárbara

Apresentações serão de 28 de março a 1 de abril, sempre às 20 horas, com entrada franca

 

A 21ª edição do Espetáculo Via Crucis foi lançada nesta terça-feira (23) com uma novidade histórica: após 20 anos de apresentações no Centro Social Urbano, a peça passará a ser encenada em uma cidade cenográfica montada na Usina Santa Bárbara. O evento, que reuniu imprensa, autoridades e convidados, no Tivoli Shopping, anunciou ainda o elenco protagonista de 2018 e deu início à 4ª edição da exposição itinerante “A Paixão em Cenas”.

 

Responsável pela direção artística da peça, Otávio Delaneza destacou que as oficinas de voz e expressão corporal foram fundamentais para a seleção do elenco. “Neste ano assumi toda a parte de oficinas para ter um contato mais próximo com os atores e assim começar a planejar a montagem de 2018. Neste processo, fomos descobrindo as energias e o tom de voz para cada personagem, resultando na seleção”, apontou.

 

A naturalidade e a força dramática foram decisivas para a escolha de Bruno Bortolucci para o papel de Jesus de Nazaré, pelo sexto ano consecutivo. O ator comentou que a maturidade traz novas vivências e isso se reflete no trabalho de ator. “Me recordo que, quando interpretei o papel pela primeira vez, tracei um perfil, sendo o mesmo esqueleto que utilizo para esta edição, mas sempre descobrindo e colocando novas características em cena”, disse.

 

Depois de se destacar como Samaritana na edição de 2017, a atriz Carolina Brito viverá a mãe de Jesus, Maria de Nazaré. Ela contou ter ficado surpresa com a escolha e ressaltou a gratidão em dar vida a uma personagem tão marcante. “Para mim, é uma honra e um desafio retratar a força e a sensibilidade desta mulher, que possui um amor tão grande que é o amor de mãe”, destacou.

 

Uma das principais novidades da edição é que o público não verá em cena a figura de Satanás e, sim, a do anjo da guerra, antagonista interpretado pelo ator Jayro da Silva, que apresentará muitas reflexões sobre o passado e o presente vividos pela humanidade. “A proposta inicial é trazer um tom irônico, sarcástico e, ao mesmo tempo, sutil ao personagem”, disse. O ator Geovan Barbosa dará vida ao governador de Roma, Pôncio Pilatos, responsável pela condenação de Jesus. Já Vinícius Pestana viverá um personagem emblemático na história, que envolverá o público com sua narrativa, representando a luz.

 

Assinada novamente por Denis Espanhol, a dramaturgia trará um olhar contemporâneo, estimulando a reflexão sobre a mensagem de Cristo e o mundo atual. “Trabalhar a contemporaneidade no Via Crucis envolveu muito sentimento e, principalmente, muita reflexão, pois a mensagem que Cristo deixou há 2 mil anos ainda é urgente para o século XXI”, comentou o autor. A definição dos personagens ocorreu após duas semanas de oficinas, realizadas no Teatro Municipal Manoel Lyra.

 

USINA SANTA BÁRBARA

 

Um novo local, uma nova estrutura. A 21ª edição do Espetáculo Via Crucis será realizada em uma cidade cenográfica completamente inovadora, montada na Usina Santa Bárbara pela primeira vez na história da encenação. Mudanças na arquibancada, para que a plateia veja toda a concepção cênica frontalmente, também estão previstas.

 

O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, afirmou que a Usina vem sendo estudada há anos para receber a encenação. “É um espaço que comporta muito bem grandes eventos e possui uma bela arquitetura, além de forte ligação com o município. Já na edição anterior o prefeito Denis Andia havia proposto essa mudança e nos colocamos à disposição. Em 2017 celebramos os 20 anos da peça e nos apresentamos no Centro Social Urbano para manter a tradição. Porém, para a 21ª edição, buscamos inovar e realizar esse sonho antigo, unindo-o às comemorações de aniversário de 200 anos da cidade. Para receber a encenação e a plateia, muitas mudanças já estão sendo planejadas”, adiantou.

 

A magnitude em sua estrutura, aliada ao lado humano da encenação, é o que faz do Via Crucis um projeto tão duradouro, apontou a coordenadora geral, Lays Ramires. “Essa grandiosidade se dá pela reunião de pessoas em prol da arte. Ela possibilita que cada um se entregue e sinta toda a energia do teatro, que é a necessidade do outro. Esse lado humano, a história milenar, contada todo ano de uma forma diferente e a inovação constante proposta pela direção, também contribuem para o sucesso”.

 

As apresentações serão realizadas de 28 de março a 01 de abril de 2018, sempre às 20 horas, com entrada franca. A pré-estreia, voltada à imprensa e convidados, acontecerá no dia 27 de março.

 

EXPOSIÇÃO “A PAIXÃO EM CENAS”

 

Com a participação de novos fotógrafos, a exposição itinerante “A Paixão em Cenas” chega à sua 4ª edição trazendo um resumo do espetáculo de 2017. São 12 imagens que destacam expressões e sentimentos dos artistas em diferentes cenas.

A grande novidade é que em 2018 os espectadores que registrarem imagens da 21ª edição e publicarem em suas redes sociais (Facebook e Instagram) usando a #viacrucis21anos também poderão ter suas fotos divulgadas na próxima edição da exposição. O objetivo, segundo o secretário municipal, Evandro Felix, é contemplar ainda mais pessoas no projeto. É importante que os perfis estejam públicos para que as fotos possam ser acessadas.

 

Participando pela primeira vez da exposição, o fotógrafo João Angelo contou que se inscreveu para registrar o evento a pedido da filha, Juliana Angelo, que integrou a montagem no ano passado. Ele disse ter ficado muito satisfeito com o resultado das imagens.

 

Já Aleandro Monte falou sobre a relevância da exposição na divulgação da peça. “Estou seguro de que a exposição atrairá muitas pessoas para o Via Crucis de 2018, pois as imagens falam por si próprias, muita emoção, dedicação e organização de toda a equipe”.

 

Após sua passagem pelo Tivoli Shopping, a exposição seguirá para o Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum, para a Câmara Municipal e para a Usina Santa Bárbara, nas noites de apresentação da peça. O projeto também traz imagens de Carlos Petrini, José Roberto Bueno, Luis Eduardo Deffanti, Marcel Carloni, Marcelo Nascimento e Rudi Silva.

 

O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Via Cultura, com patrocínio master dos Supermercados Pague Menos, co-patrocínio Broto Legal e Cimentolit, apoio Cofaco, Cristiantex, Malhas Teda, Unimed, Usicomp e Lojas Kacyumara, apoio institucional EPTV e Grupo Liberal de Comunicação e produção cultural 3marias. Já a exposição “A Paixão em Cenas” tem patrocínio do Tivoli Shopping, Usicomp e Aro Contabilidade e realização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br