Piracicaba

20º Passeio de Barcos reuniu 250 embarcações e mais de mil pessoas em Piracicaba

O cenário não poderia ser mais propício para a realização do 20º Passeio de Barcos pelo rio Piracicaba realizado na manhã deste sábado, 04 de fevereiro, reunindo cerca de 250 embarcações e mais de mil pessoas embarcadas. Com o rio cheio e em ótimas condições de navegação, o passeio iníciou oficialmente às 10 horas, na rampa da Rua do Porto, após o show da dupla sertaneja Moyses e Claudemir, que alegrou os participantes e expectadores enquanto os barcos eram colocados no rio.

Participaram da abertura do passeio, o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Turismo, Rosângela Camolesi, o deputado estadual, Roberto Moraes e organizadores. A iniciativa, que conta com o apoio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), é voltada ao cuidado com o meio ambiente e à solidariedade, com a doação de alimentos a entidades beneficentes.

Mantendo a tradição, o passeio sempre é realizado em data próxima ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes, anualmente comemorado no dia 2 de fevereiro. A travessia foi até Santa Maria da Serra/SP, percorrendo cerca de 90 km de rio.

Para dar a bênção aos nagevantes, o monsenhor Jorge Simão proferiu algumas palavras e a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi carregada em andor até o barco que a transportaria por autoridades da cidade presentes ao evento.

O prefeito Barjas Negri afirma que este evento faz parte do calendário turístico do município e visa oferecer lazer aos navegantes, impulsionar o turismo náutico e conscientizar sobre o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos. “É uma festa do meio ambiente e de conscientização para a preservação do rio Piracicaba”. Destacou o empenho da organização que preparou com muito carinho e competência o evento.

Prefeito Barjas durante seu discurso

A secretária de Turismo destacou que o passeio traz uma mensagem significativa que é a necessidade de cuidar do Rio Piracicaba por parte das pessoas, para deixá-lo com águas limpas e suas margens preservadas. “Essa iniciativa só merece aplausos, sendo muito bem conduzida pelo Lucas, filho do saudoso Benedito Moura, que foi o idealizador do passeio, que é mais uma atração turística no município e um momento cultural e de lazer”.

Lucas Moura, organizador do passeio, ressaltou que, felizmente, a natureza ajudou para a realização do evento este ano, com o rio cheio e em boas condições de navegabilidade, permitindo a participação de lanchas, pequenas, médias e grandes.

Para maior segurança dos participantes, para participar do passeio, as embarcações passaram por rígido processo de fiscalização por parte da Marinha do Brasil, antes e durante o evento. Apoiaram o evento , a Guarda Civil, a Brigada de Emergência, a Defesa Civil, e de outras instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Marinha do Brasil, a Prefeitura de Santa Maria da Serra, a Irmandade do Divino, patrocinadores, entre outros.

Aniversário no barco – Para um apaixonado por barcos, nada melhor do que comemorar o seu aniversário dentro da embarcação. Foi o que fez Rogério Degaspari, 39 anos juntamente com toda sua família, na noite de sexta-feira, 03/02/17.

 

Rogério Degaspari e família

 

Participante assíduo dos passeios, preparou um churrasco, com vista para o Rio Piracicaba. “É uma sensação gostosa em comemorar mais um ano de vida em um ambiente agradável, bucólico e ao lado da família. Sem dúvida este passeio será inesquecível”.

Rogério diz que cada passeio é uma emoção diferente. “Ao contrário de dois anos atrás quando as condições do rio eram precárias para o passeio, a edição deste ano reservou um presente especial para Piracicaba, com uma vazão significativa”.

Histórico- Idealizado no fim da década de 90 pelo Engenheiro Agrônomo Benedito Augusto de Moura, falecido em 2014, e pelo professor Persão Magossi, o Passeio de Barcos surgiu com a proposta de ser uma “expedição” composta por navegadores e apaixonados pelo rio Piracicaba que tivesse por objetivo despertar a atenção às belezas naturais e aos problemas ambientais que afetam o manancial.

Filho de um dos idealizadores e atualmente coordenador e presidente da comissão organizadora do evento, Lucas Moura destaca a importância conquistada pelo Passeio junto à formação de uma consciência crítica em relação ao meio ambiente e à sociedade. “Ele tem por objetivo alertar à importância da preservação dos nossos recursos hídricos e do meio ambiente, bem como o desenvolvimento de ações ecológicas e sociais”, destacou.

Segundo Moura, as ações contemplam o replantio de espécies de árvores nativas, a soltura de alevinos para o repovoamento do rio e, no último ano, a arrecadação de alimentos e itens de higiene pessoal a uma instituição votada pela comissão – em 2016, meia tonelada de alimentos foi arrecadada e destinada à Casa do Bom Menino, instituição piracicabana voltada à atenção a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para este ano, as metas socioambientais do Passeio de Barcos são a de plantar 40 árvores nativas, realizar a introdução de 50 mil alevinos de espécies nativas do rio Piracicaba e arrecadar uma tonelada de alimentos que serãom destinados ao Lar Betel.

 

 

Prefeitura Municipal de Piracicaba

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br