29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

19ª edição do Via Crucis começa com encontro e comprometimento

Compartilhe essa notícia!

Com um momento voltado à confirmação e novas inscrições, descrição do projeto e uma breve apresentação dos envolvidos na montagem, além de uma dinâmica para que o elenco tivesse a oportunidade de se conhecer um pouco, teve início na noite desta quarta-feira (06) os trabalhos da 19ª edição do Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste. O Teatro Municipal “Manoel Lyra” mais uma vez foi escolhido para receber as atividades nesta primeira fase do projeto, que consiste em oficinas para definição dos intérpretes dos personagens.

 

O secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, comentou sobre a oportunidade de os envolvidos fazerem parte do espetáculo, um dos maiores a céu aberto do País. “Eu dou as boas-vindas, em nome do prefeito Denis Andia e da Secretaria de Cultura e Turismo. Vocês têm a oportunidade de, ao longo do processo, estarem em contato com as melhores pessoas e profissionais da região. A gente já sabe o final da peça, mas a gente sempre se emociona”, destacou.

 

Já a apresentação de como será o cronograma de trabalho, um pouco da história da montagem e a afirmação de que a experiência promete ser inesquecível ficou a cargo da coordenadora geral do Via Crucis e assistente de direção, Lays Ramires, e do coordenador de marketing, Evandro Felix Carneiro.

 

Pelo quarto ano consecutivo, a direção cênica é de Otávio Delaneza, “O Via Crucis é um projeto que me deixa muito honrado em dirigir. Mesmo porque o bastão de diretor foi entregue por uma pessoa supercapacitada nas artes cênicas, o Almir Pugina. Com isso, também o trabalho se torna uma responsabilidade maior. É um espetáculo encantador, e seu processo é realmente uma via crucis, com a redenção no final. Um projeto com um elenco tão grande, com uma produção comprometida e feito para um público tão exigente me faz crescer e me tornar melhor”, comentou.

 

O encontro da noite de quarta-feira, assim, foi diferente. Foi para rever quem já participou de edições anteriores, para que novas pessoas ingressassem e ainda para a volta de alguns que já estiveram na montagem anos atrás.

 

Pela primeira vez no elenco, Tainá Pimentel de Andrade aceitou o convite feito pela produção, que visitou a sua escola no final do ano passado, justamente com a proposta de trazer novas pessoas para a montagem.

 

“Falaram na escola e eu conversei com a minha mãe, que gosta muito do Via Crucis. Ela me deu todo o apoio e me ajudará também a perder um pouco a vergonha. Sou apaixonada pelo espetáculo por assisti-lo”, falou a adolescente.

 

Apaixonada pela montagem também disse ser Carolina Brito. “Eu já queria fazer e no ano passado assisti. É muito bonito, tenho um amigo que faz parte do elenco e decidi fazer a inscrição”.

 

Da plateia para o elenco de 2016, Ana Caroline da Silva comentou ter assistido à peça por dois anos antes de tomar a decisão. “Acho que estar no elenco será melhor ainda. Todo mundo se empenha bastante e o resultado é sempre muito bonito”.

 

O elenco ainda foi dividido em grupos e participou de uma dinâmica para integração e incentivo. Nesta sexta-feira (08), começa a fase das oficinas com profissionais convidados, que conduzirão atividades de expressão vocal e corporal, ritmo e dança, improvisação, sensibilidade e musicalidade, além de dinâmicas envolvendo a leitura do texto. Elas serão conduzidas por Luciana Mizutani, Jotapê Antunes, Walfredo Soares, Jônatas Noguel, Matheus Gonçalves, Marcelo Porqueres, Ygor Gualiume e Almir Pugina.

 

Quem quiser participar da montagem, basta comparecer aos ensaios, realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 21h30, e aos domingos, das 9 às 13 horas, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Nesta primeira fase, eles são voltados exclusivamente às pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade.

Já as apresentações da peça serão realizadas em cinco noites consecutivas, de 23 a 27 de março, às 20 horas, no CSU (Centro Social Urbano), com entrada franca. Assim como no ano anterior, haverá ainda uma pré-estreia na véspera do início das apresentações (22 de março), voltada à imprensa, autoridades e convidados.

O espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Projeto Via Crucis e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste com patrocínio da Raízen – uma joint venture entre Shell e Cosan -, apoio da EPTV, Grupo Liberal de Comunicação e produção cultural 3marias.

 

Assessoria de Imprensa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!